A Associação

A Associação de Engenheiros Agronômos do Ceará – AEAC, fundada em 19 de setembro de 1942, com a denominação de Sociedade Cearense de Agronomia – SCA, teve como presidente fundador o Engenheiro Agronômo José Guimarães Duque.

Em 23 de janeiro de 1969, filiou-se à então Federação das Associações de Engenheiros Agronômos do Brasil – FAEAB, passando a partir dessa data, a chamar-se Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará – AEAC, congregando-se, assim, toda a classe agronômica do Estado, estando hoje filiada à Confederação das Federações de Engenheiros Agronômos do Brasil – CONFAEAB.

Através da Lei no. 622, de 04 de maio de 1953, e da Lei no. 1.872, de 03 de julho de 1953, foi reconhecida como entidade de utilidade pública pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e pelo Governo do Estado do Ceará, respectivamente.

Com 31 presidentes ao longo de seus 73 anos, vem sendo destaque nacional dentre outras entidades de classe, com importante atuação, principalmente, no setor da agropecuária cearense. Prova disso foi a realização, aqui em Fortaleza, do III Congresso Mundial de Agronomia e do I Congresso PAN-AMERICANO de Engenheiros Agrônomos, em outubro de 2004, que contou com a participação do Ministro da Agricultura e Pecuária, Engenheiro Agrônomo, Roberto Rodrigues, do Governador Lúcio Alcântara, mais de 1.000 profissionais agrônomos e dezenas de delegações de vários países do mundo.

Ao completar 73 anos de contribuição ao desenvolvimento e a agropecuária cearense, A AEAC, como é carinhosamente chamada, regista no curso de sua história, a passagem de mais de 1.000 profissionais associados, dentre os quais, muitos que contribuíram para o desenvolvimento do Estado do Ceará na qualidade de Secretária de Estado da Agricultura, Reitores da Universidade Federal e Universidade Estadual do Ceará, além, de diversos dirigentes de órgãos federais, estaduais e municipais.

Hoje, a Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará é constituída por uma Diretoria Executiva, um Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Departamentos.